Umbanda

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Criação da Umbanda

 As raízes da Umbanda são difusas. Entretanto, podemos afirmar que ela foi criada em 1908 pelo Médium Zélio Fernandino de Moraes, sob a influência do Caboclo das Sete Encruzilhadas.
Antes disso, já havia, de fato, o trabalho de guias (pretos-velhos, caboclos, crianças), assim como religiões ou simples manifestações religiosas espontâneas cujos rituais envolviam incorporações e o louvor aos orixás. Entretanto, foi através de Zélio que organizou-se uma religião com rituais e contornos bem definidos à qual deu-se o nome de Umbanda.
Nesta época, não havia liberdade religiosa. Todas as religiões que apontavam semelhanças com rituais afros eram perseguidas, os terreiros destruídos e os praticantes presos.
Em 1945, José Álvares Pessoa, dirigente de uma das sete casas de Umbanda fundadas inicialmente pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, obteve junto ao Congresso Nacional a legalização da prática da Umbanda.
Mantém-se na Umbanda o sincretismo religioso com o catolicismo e os seus santos, assim como no antigo Candomblé dos escravos, por uma questão de tradição, pois antigamente fazia-se necessário como uma forma de tornar aceito o culto afro-brasileiro sem que fosse visto como algo estranho e desconhecido, e, portanto, perseguido e combatido.
Há discordância sobre as cores votivas de cada orixá conforme o local do Brasil e a tradição seguida por seus seguidores. Da mesma forma quanto ao Santo sincretizado a cada orixá.
Alguns exemplos:
·     Exu - Santo Antonio no Rio de Janeiro, chamado de Bará no Rio Grande do Sul;
·     Oxumare na umbanda - São Bartolomeu no Brasil
·     Ogum - São Jorge OU Santo Antonio na Bahia;
·     Oxossi - São Sebastião; no Brasil, São Jorge na Bahia;
·     Iansã - Santa Bárbara;
·     Omulu - São Roque;
·     Obaluaê - São Lázaro;
·     Nanã - Sant'Anna;
·     Oxalá - Divino Jesus Cristo, o Ser Cristalino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário